ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE ALIMENTOS E A INFLUÊNCIA NA OBESIDADE INFANTIL 

A obesidade infantil está relacionada a diversas complicações metabólicas, psicossociais e ao aumento do risco da mortalidade geral. A publicidade contribui para direcionar o consumo alimentar habitual por este público. O presente estudo teve por objetivo realizar o levantamento quantitativo e qualitativo das propagandas direcionadas ao público infantil, através de gravações das propagandas em cinco emissoras, por cinco dias alternados, das 8 às 22h, no mês de julho de 2012...continuar lendo.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO GRANDE ABC NA PERSPECTIVA DO IDEB 

Esse texto apresenta os resultados de uma pesquisa que analisa o desempenho das redes públicas de ensino fundamental da região do Grande ABC tomando como base o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os resultados obtidos pelas escolas foram confrontados com as metas projetadas e mostram que, em média, as escolas de ensino fundamental I (anos iniciais) vem superando essas metas, mas o mesmo não...continuar lendo.

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA ESQUISTOSSOMOSE EM MOGI GUAÇU, SÃO PAULO 

 A esquistossomose é uma doença parasitária de notificação compulsória, com indivíduos infectados em quase todas as áreas do Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar a situação epidemiológica da doença no município de Mogi Guaçu/SP. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória com base em dados obtidos no SINAN. Os dados analisados demonstram que o município apresentou 19 notificações no período, sendo ...continuar lendo.

CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA E DE ENSINO DE GRAMÁTICA EM DEPOIMENTOS DE PROFESSORES DE 6o. AO 9o. ANO DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA

No presente artigo, buscamos explicitar, a partir de depoimentos de professores de língua portuguesa do 6o. ao 9. ano, o modo como os docentes se apropriaram das propostas de renovação do ensino de língua portuguesa, implantadas no Estado de São Paulo, no final da década de 80. Selecionamos para a análise alguns fragmentos que nos pareceram mais significativos... continuar lendo.

FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA 

Pretendeu-se com o presente trabalho apontar possíveis inadequações encontradas na formação de docentes no Brasil, pensando na perspectiva inclusiva para Altas Habilidades/Superdotação, e identificar se há e em qual medida, escassez de estudos na área. Realizou-se uma análise das publicações sobre Altas Habilidades/Superdotação, com base nas dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação no Brasil, no período...continuar lendo.

O PERFIL DO TUTOR E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 

O texto examina o processo de seleção de tutores para o curso de Pedagogia da Unesp/Univesp, destacando suas exigências à luz do disposto na LDBEN 9.394/1996 e no projeto pedagógico do curso. Apresenta o perfil dos tutores selecionados, apontando as implicações para a qualidade da formação de professores e realiza algumas comparações com outros processos seletivos. Os resultados mostram que o recrutamento da Unesp/Univesp apresenta avanços quanto à preocupação...continuar lendo.

O TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA PÚBLICA: TRÊS ESTUDOS SOBRE O HTPC/ATPC

 Este trabalho aborda três estudos sobre o HTPC de escolas estaduais paulistas. O primeiro estudo foi realizado a partir de observações do HTPC, e entrevistas com a equipe de uma escola por dois anos. Nessa escola, o HTPC era utilizado para muitos propósitos (passar recados, confeccionar projetos, reclamar dos alunos, muitas queixas etc.). No segundo estudo, por meio de um questionário para professores de seis escolas, tentou-se identificar: assuntos tratados nos encontros....continuar lendo.

POLIMEDICAÇÃO EM IDOSOS 

 O aumento da população idosa (envelhecimento) é um fator que abrange todos os países sem discriminação, tendo ocorrido, historicamente, em países desenvolvidos e, na sequência, em emergentes. A explicação para este fato se baseia na melhoria das condições de vida das populações, avanços na medicina, melhoria no saneamento básico e, cuidados com a saúde individual. Uma observação importante que pode ser feita nesta parcela da população mundial é o uso de vários medicamentos, automedicação, reações adversas...continuar lendo.

image
image
image


Interciência & Sociedade

Faculdade Municipal Professor Franco Montoro – FMPFM
Rua dos Estudantes, s/nº, Cachoeira de Cima, Caixa Postal 293,
CEP: 13843–971 – Mogi Guaçu – SP.
Fone: (19) 3861–6255 e 3861–6606