Volume 2 (2013) - Número 1


Editorial

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM PROJETOS DE SOFTWARE: PROPOSTA INTEGRADA AO PROCESSO PESSOAL
+ Resumo RESUMO: A qualidade de software representa um atributo cada vez mais importante para a sobrevivência e crescimento das indústrias de software. Visando a garantia da qualidade dos produtos construídos, várias práticas têm sido incorporadas ao processo de desenvolvimento. Neste contexto, algumas organizações produtoras de software bem-sucedidas estão investindo em uma abordagem diferenciada para a gestão de recursos humanos, que consiste em integrar as atividades gerenciais a um processo pessoal de software denominado Personal Software Process - PSP, o qual tem levado a manutenção de maior disciplina e controle sobre todas as fases do desenvolvimento. Diante disso, este trabalho apresenta uma proposta para a integração das técnicas estabelecidas no PSP a um sistema web previamente desenvolvido, denominado Sistema de Apoio à Gerência de Projetos – SAGP.

ESTECA, Antonio Marcos Neves; SOUZA, Rogéria Cristiane Gratão; SANTOS, Adriana Barbosa; VALÊNCIO, Carlos Roberto


APLICAÇÕES DO FLUXO DE RICCI À TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL: ESTUDO DOS BURACOS NEGROS
+ Resumo RESUMO: O fluxo de Ricci é uma ferramenta analítica e, um análogo da equação do calor para a geometria, um processo difusivo que atua sobre as métricas de uma variedade Riemanniana e assim, pode ser utilizado na matemática para entender a topologia de variedades e também no estudo das teorias geométricas. Sendo assim, a curvatura de Ricci desempenha um papel importante na Teoria da Relatividade Geral, uma teoria geométrica, em que é o termo dominante nas equações de campo de Einstein. O presente trabalho tem como principais objetivos desenvolver e aplicar técnicas de fluxo de Ricci à Relatividade Geral, no caso, uma métrica Riemanniana tridimensional assintoticamente plana como um conjunto de dados iniciais para equações de Einstein e estabelecer relações e comparações entre os mesmos.

FRANCHI, Claudia Maria Gregorini Gonçalves; BORGES, Manoel Ferreira Neto


DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA NAVEGAÇÃO DE ROBÔS MÓVEIS POR CAMINHOS EM PLANTAÇÕES
+ Resumo RESUMO: A utilização de robôs móveis na agricultura mostra-se importante em tarefas de cultivo e na aplicação de agrotóxicos em quantidades mínimas para reduzir a poluição do meio ambiente. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento de um sistema para controlar a navegação de um robô móvel autônomo por caminhos em plantações. O controle da direção do robô é realizado com base em imagens das trilhas as quais, após um processamento prévio, para extração de características, são submetidas a uma máquina de vetores de suporte para a definição da rota a ser seguida. O objetivo do projeto no qual este trabalho se insere é o controle do robô em tempo real, para tanto, o sistema será embarcado em hardware. Neste trabalho, relata-se a implementação de uma máquina de vetores de suporte a qual apresentou uma precisão em torno de 93% da rota adequada.

JODAS, Danilo Samuel; MARRANGHELLO, Norian; PEREIRA, Aledir Silveira; GUIDO, Rodrigo Capobianco


ANÁLISE DE FORMAS PLANAS EM IMAGENS DIGITAIS
+ Resumo RESUMO: Com a difusão do uso dos computadores, o reconhecimento de padrões visuais tem sido automatizado em especial para poder tratar a enorme quantidade de imagens digitais disponíveis. Aplicações de diversas áreas utilizam técnicas de processamento de imagens bem como algoritmos de extração de características e reconhecimento de padrões visuais a fim de identificar pessoas, facilitar o diagnóstico de doenças, classificar objetos, etc. a partir de imagens digitais. Dentre as características que podem ser analisadas nas imagens encontra-se a forma de objetos ou regiões. Em alguns casos a forma é a única característica passível de análise com precisão. Este trabalho apresenta alguns dos mais importantes métodos de análise de formas descritos na literatura e compara seus desempenhos quando aplicados em três bases de dados públicas contendo imagens de formas. Por fim, propõe-se a criação de um novo descritor de formas baseado na Transformada de Hough.

SOUZA, Gustavo Botelho de; MARANA, Aparecido Nilceu


ARQUITETURA DE UM SISTEMA MULTIAGENTE AUTÔNOMO PARA SUPERVISÃO E CONTROLE
+ Resumo RESUMO: Neste trabalho é apresentada uma arquitetura multiagentes voltada para o desenvolvimento de sistemas de supervisão e controle de processos, tendo como objetivo principal automatizar tarefas que são repetitivas e cansativas, além de sujeitas a erros quando realizadas por seres humanos. A partir do estudo de um conjunto de aplicações, presentes na literatura, que utilizam a abordagem de sistemas multiagentes para a integração de dados e monitoramento de processos para a detecção e diagnósticos de falhas, foram identificados um conjunto de agentes que são utilizados como base na definição da arquitetura multiagente proposta. Um protótipo de um sistema para a análise de anormalidades durante a perfuração de poços de petróleo foi desenvolvido.

QUEIROZ, Jonas Felipe Pereira de; GUILHERME, Ivan Rizzo


SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE ELETROHIDRODINÂMICA USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
+ Resumo RESUMO: As descargas corona e a geração de fluxo eletrohidrodinâmico têm sido objeto de estudo de diversas pesquisas devido à sua grande aplicabilidade em processos industriais. Com o intuito de se analisar e estudar a fundo estes fenômenos, a simulação computacional das equações que os regem se faz necessária. O método dos elementos finitos apresenta-se como uma técnica numérica bastante robusta e precisa para a simulação destas equações e análise destes fenômenos.

MOMENTE, Julio Cesar; MACHADO, José Márcio


BUSCA QUÂNTICA EM BANCOS DE DADOS XML USANDO ALGORITMO DE GROVER
+ Resumo RESUMO: Este artigo apresenta a implementação de um algoritmo de busca quântica com pequenas modificações. A idéia desse algoritmo é ser hibrido, podendo funcionar em sistemas clássicos e sistemas quânticos. São apresentados os conceitos quânticos das buscas e introduzido um pseudo-framework capaz de gerar códigos para computadores clássicos (C++) e computadores quânticos (QCL). Os algoritmos foram submetidos a simulações, que resultaram em um estudo comparativo do funcionamento do algoritmo de Grover em ambos os sistemas, realizando buscas em uma massa de dados em arquivos no formato XML. Como resultado, observa-se números muito parecidos entre sistemas clássicos e quânticos, isso gera uma expectativa de que a busca em computadores quânticos reais seja muito mais eficiente.

PONTES, Michael Alexandre; BORGES, Manoel Ferreira Neto


CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM IMAGENS DIGITAIS A PARTIR DA MÁQUINA DE VETOR DE SUPORTE
+ Resumo RESUMO: Este trabalho apresenta um método para a caracterização das lesões de pele, a partir das características da regra ABCD (assimetria, borda, cor e diâmetro) e análise de textura. As características ABCD são obtidas de acordo com o dermatologista e a textura das imagens é definida pela sua dimensão fractal, por meio do método box-counting. As características de assimetria e textura extraídas das imagens são utilizadas como entradas para o classificador SVM (Máquina de Vetor de Suporte), que é uma técnica baseada em aprendizado estatístico, utilizada para o reconhecimento de padrões em imagens. O SVM classifica a assimetria das lesões em simétrica ou assimétrica e a textura das lesões em lisa ou rugosa. Todas as informações referentes as características extraídas da lesão são passadas ao dermatologista com o intuito de auxiliá-lo no diagnóstico.

OLIVEIRA, Roberta Barbosa; GUIDO, Rodrigo Capobianco; et al/p>


Volume Completo

Volume 2 - Número 1

 

 

image
image
image


Interciência & Sociedade

Faculdade Municipal Professor Franco Montoro – FMPFM
Rua dos Estudantes, s/nº, Cachoeira de Cima, Caixa Postal 293,
CEP: 13843–971 – Mogi Guaçu – SP.
Fone: (19) 3861–6255 e 3861–6606